Estava escuro... tinha medo... mas fez-se luz, iluminava-me e a tudo o que me rodeava. Era eu, foi o que aconteceu quando me descobri a mim próprio!

sexta-feira, julho 27, 2007

As palavras da Liliana

Ui…

Cá vou eu começar…

Depois de uma pesquisa, de uma revisão sobre os teus post’s, comentários, depois de falar contigo, fui a pouco e pouco sentindo cada vez mais a necessidade de escrever-te, e partilhar contigo aquilo que penso deste “mundinho” que entra em muitos outros mundos.

Acho que desde a primeira vez que vi o teu blog gostei, e não por seres meu primo, meu conhecido, por usares óculos, ou por teres cabelo escuro…, gostei por aquilo que vi escrito, gostei de ler aquilo que te vem directo da alma ao teclado ou à caneta.

Escrever solta-nos, liberta-nos, é como que uma permissão para voar mesmo que com os pés no chão, é um ir a lua e voltar, ou até mesmo tocar o sol e não nós queimarmos…=D

Acho que este teu “mundinho” é tudo o que eu disse, levas-nos a ir a lua, acreditar que tocar no sol é possível sem queimar, fazes com que acreditemos que, seja onde for, com quem for, temos que ser, temos que nos assumir a nós mesmos, como somos; que basta acreditar em nós e é logo possível mudar o nosso “mundinho”. A mim, por vezes, fazes com que isso pareça facílimo…

Tu, mostras a tua vida de um modo especial, não é poético, e também não é rude…é, como disse, especial =D

Afinal todos somos especiais, embora só alguns o deixem fluir mais livremente e sem medo, e acho que tu és assim.

O teu blog é um exemplo, acho.

Ele inspira-me, move-me, faz-me pensar, grita dentro de mim e faz-me acordar.

Sempre que penso neste teu pedido, sinto-me lisonjeada =) , e logo de seguida sobe uma responsabilidade, e lembro-me da nossa conversa de mandar defeitos, matutei muito sobre isso, mesmo.

Lembrei-me de dizer-te, que por vezes, poderias escolher melhor as imagens; lembrei-me de reclamar da cor, do tipo de letra, do nome do blog, de seres tu a escreve-lo…mas depois, depois cai em mim.

Sabes, vi que estava a ser muito superficial e que isso, são coisas que não conseguem bater, de todo, aquelas mensagens que tentas passar post após post.

O meu conselho para chegares aos 100anos, é curto.

“SÊ TU MESMO, E BRILHA…”

Não te dou os parabéns, antes pelo contrário, há algo mais importante, OBRIGADO =D

Lili

domingo, julho 22, 2007

A voz da Dina...

Já lá vão mais de 4 meses desde que te conheci (no chá de Monte Abraão), apesar de já ter ouvido falar de ti (e de ter um “feeling” que eu nunca percebi bem porque o tinha), e foi no meu primeiro retiro em Fátima que tive o prazer de poder trabalhar contigo e com aquele grupo fantástico! A partir dessa altura comecei a seguir o teu blog que, como já te disse, acho fantástico.

David, parabéns pelo Blog!! Ele caracteriza-te na perfeição! Como já tive a oportunidade de te dizer, tens um dom que muito pouca gente tem. Conseguir passar os pensamentos, reflexões para palavras. Transmites o que te vai na alma, és transparente e ao contrário de muita gente que se esconde da sua espiritualidade, tu não te inibes e assumes com a maior clareza do mundo tudo aquilo em que acreditas. Não há dúvida que todos os teus posts me tocam profundamente e que alguns me fazem pensar em questões que nunca me passaram pela cabeça… Assertivo, correcto, reflexivo, com um sentido de justiça inatingível para muitos, és único. Não é difícil perceber que és uma pessoa feliz e realizada, és um dos poucos “privilegiados” que conheço, és das poucas pessoas que consegue ver a vida de uma perspectiva completamente diferente da maioria.

Quando me perguntas qual o post que mais me tocou… É-me difícil responder a isso com certezas absolutas. Inicialmente quando me desafiaste pensei num em particular, mas depois de rever cuidadosamente alguns dos teus posts achei que seria injusto referir penas 1 deles. Identifico-me um pouco com todos! Se enumerasse um, os outros viriam logo atrás… (é injusto referir 1 ou 2 ou 3 apenas).

Continua, por favor, a escrever o que te vai na alma, acredita que já me ajudaste em muitas situações! Parabéns mais uma vez pelo Blog… e que venham mais 3, 6, 12 anos.. e que possa acompanhar sempre cada palavra que escreves…

quarta-feira, julho 18, 2007

É Mentira!

Na vida por vezes somos surpreendidos por pensamentos e opiniões que os outros têm acerca de nós e que não correspondem à nossa verdade, dão interpretações “erradas” às nossas atitudes e dizem-nos coisas que não gostamos por serem mentiras acerca da nossa pessoa. O que fazer?


  • Podemos ripostar na mesma moeda trocando acusações;
  • Em jeito de vingança denegrir a imagem da pessoa, ou falar mal dela aos outros, como se fossemos vítimas injustiçadas;
  • Conversar e tentar esclarecer as situações mostrando-lhe a nossa verdade;
  • Guardar para nós e ir remoendo o que nos foi dito durante algum tempo e ir “enchendo o saco”;
  • Ignorar por completo e seguir em frente;
  • Tentar ajudar a pessoa pois para ter aquela atitude não deve estar bem com ela própria.

Agora, antes de dizermos ou fazermos o quer que seja, devemos lembrar e pensar quem é que Somos, quem é que o outro É e perceber de que forma é que o que vamos dizer ou fazer vai contribuir ou vai ser uma manifestação de Quem Somos, e de que forma vai afectar o outro.

As escolhas da Ivete

Oi David.

Não sei a partir de quando comecei a ler teu blog... Acho que foste tu que me encontrastes, não sei. Talvez ainda mais por isto, senti como se a mão de um anjo me tocasse. Mas teu nome é DAVID, como o pequeno pastor que derrotou o gigante Golias. Mais tarde, esse mesmo pastor tornou-se o rei escolhido por Deus e que o agradava profundamente. Um homem que soube louvar a Deus em verdade, que soube aceitar as coisas ruins e as coisas boas da vida... De certa forma, tu és no teu blog, também um pouco como esse homem: o rei David , querendo derrotar o grande Golias do desamor entre os seres humanos.

Teus posts normalmente me encontram na necessidade das palavras que escreves. É muito certo para mim, sair do meu canto e ir ao teu: quase sempre tuas palavras se aplicam exatamente ao momento de vida que estou vivendo.

Posso falar de muitos dos teus posts que me tocaram profundamente. Por exemplo:
" Solidão... Não!"
Porque muitas vezes tive vontade de fugir até de mim mesma...
"O Comboio Sisudo " porque em qualquer lugar onde as pessoas não se conhecem, ficam com aquele ar solene, distante orgulhoso... Ao invés de se darem um belo sorriso e quebrar o gelo!
Sem título no dia 03.04 (conversas com Deus)
"VERDADE E MENTIRA", também no dia 03.04.
Só e abandonado...
Amigos para sempre ... Porque sempre temos essa dependência exagerada dos amigos.
Mas talvez o que eu menos tenha gostado( he,he) foi A PEREFEIÇÃO DA INTOLERÃNCIA, porque naquele momento eu estava muito dona da verdade e tive que baixar o meu nariz e encontrar humildade...

Estes são alguns dos escritos que posso citar que naquele momento pareceram ter sido escritos para mim, ou dentro de realidades que eu também questionara ou questiono ainda... Gosto. Gosto da tua maneira de nos fazer refletir, como se de repente entrasses na nossa vida, como se desnudasses o nosso íntimo... Quem sabe não tens este dom, não é mesmo?

Por tudo isto então, quero-te parabenizar pelos três anos de existência desta tua luz que tem brilhado na nossa escuridão.

Um grande beijo e o desejo de muita perseverança!

Ivete
– autora do blog E o vento me acompanhava, e o vento comigo seguia...

terça-feira, julho 17, 2007

SER ou não ser...


Quem se demite de SER, acaba por ser aquilo que os outros permitem ou querem que seja. Transforma-se num espelho daquilo que não é, criando um vazio em si.

sexta-feira, julho 13, 2007

O entendimento do Pedro

Um blog que questiona o mundo e a vida e deixa pistas interessantes de reflexão.

Realço a capacidade do David para colocar questões. Não sendo um blog literário
é um blog que procura estimular a reflexão sobre questões que ele considera
fundamentais e acho que cumpre plenamente o seu objectivo. Já dizia um filósofo
qualquer coisa do género: o mais importante é saber colocar as perguntas certas.

Parece-me que o David procura que os seus escritos sejam uma luz a iluminar os
espíritos dos leitores, mas também uma luz para se iluminar a si mesmo.

Desejo que continue a partilhar connosco por muito tempo as suas reflexões.

Parabéns por este terceiro aniversário!

Um abraço fraterno

Pedro Miguel Cardoso

quarta-feira, julho 11, 2007

A luz da Raquel


Revês-te aqui? Que parte és tu, o verde, as nervuras, as gotas. Uma gota?

A luz.

O que não se vê. Sem a qual não se vê.

É o que faz parte de cada um de nós.

O insondável.

A leveza.

O ser.


bastard_o - autora do blog O blog sem nome

sábado, julho 07, 2007

A Visão da Mizé...

Pedes-me algo muito difícil, não só porque confesso que não consigo ver o blog muitas vezes, mas, também, porque apreciar algo feito por uma pessoa especial para mim é sempre difícil. Mas, vamos tentar.

Creio que o blog foi criado há três anos, pelo que, desde então a esta parte, tem servido, pelo menos para mim, para tentar conhecer o que te vai na alma, mas, principalmente, para me questionar sobre o que escreves.

Tens uma maneira inquieta de estar na vida e isso está transparecido no blog, pois não te bastas com fotografias, ou textos que escreves, mas colocas dúvidas que te assombram e muitas vezes a todos os que te rodeiam, com a simples diferença de que, se não fores tu a criar o bichinho da dúvida, não questionamos. É, de facto, uma luz na escuridão…

Tem também informação relevante, permitindo aceder a outros sites que estão relacionados com assuntos que têm relevo social e não só.

Gosto muito da apresentação, nomeadamente da cor (azul – a minha cor favorita) e do grafismo… não é maçador, nem tem muita informação em simultâneo.

A periodicidade da escrita também é importante, pois, muitas vezes, transformar um blog num diário não traz nada de positivo, visto que acabas por escrever todos os dias coisas não muito pensadas nem amadurecidas, o que no caso deste blog não sucede.

Enfim, em jeito do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, de 1 a 20, dou-te 16 valores. :o)

Mizé

quinta-feira, julho 05, 2007

As 7 maravilhas...

Sentir o que sinto, viver como vivo, sorrir como sorrio… não troco isto por nada deste mundo. Vivo na crista da Vida com o Sol a iluminar o meu caminho, a Brisa a acompanhar-me neste trajecto sem fim, que começa e termina em cada dia, mas não se esgota nele.




A verdade é que não podes perceber o que escrevo, apenas o podes viver, sentir…


As minhas 7 maravilhas são sorrir, amar, compreender, escutar, partilhar, caminhar e ser!


Descobre em ti, o quão privilegiado(a) és e a vida ganhará outro sabor, outra energia, perceberás que tens desperdiçado muito do que tens para oferecer a ti mesmo(a), muito do que o que te rodeia oferece a cada instante… aproveita… eu vou estar sempre por aqui, ao pé de ti, não importa onde esteja.

segunda-feira, julho 02, 2007

A opinião do Pedro...

Olá David

Antes de mais os meus parabéns pelos 3 anos do teu blog!

Ao contrário de ti, não tenho o dom da escrita. Ainda por cima estou com pouco tempo e pouco inspirado, no entanto gostava de dizer o seguinte em relação ao teu blog.

Acho-o verdadeiramente interessante, e já o tenho recomendado. Uma amiga minha, gostou particularmente dele.

Escreves muito bem, tens um dom poético e filosófico profundo, sendo ao mesmo tempo acessível a todos, é agradável para quem lê. Penso que cumpre a sua missão, não dá respostas, leva as pessoas a reflectir, a questionar e encontrarem elas próprias as suas respostas.

O mal da nossa sociedade é que as pessoas não pensam, não questionam, aceitam o que por vezes a sociedade lhes impõe.

Dá normalmente uma imagem positiva da vida, de esperança, confiança no futuro.
É muito diferente do que todos os dias as pessoas lêem nos jornais ou televisões.

Continua com grande entusiasmo acho que estás dessa forma a contribuir para um mundo melhor. Pensa também em publicar um livro. Acho que seria interessante.

Grande Abraço
Pedro Barata

domingo, julho 01, 2007

3º Aniversário do Blog


A festa vai começar :D

Este mês, Julho, o meu cantinho, o nosso cantinho celebra 3 anos. Tem sido uma experiência única.

Houve alturas em que o que desejava era ter o máximo de visitas possíveis e que as pessoas comentassem, de modo a poder criar aqui uma interacção e partilha de ideias e opiniões, de questões e dúvidas, de certezas e convicções. E sim, ainda quero que este blog seja um local de crescimento e aprendizagem, para mim e para ti, no entanto tenho vindo a descobrir que os meus objectivos não têm sido defraudados, e que por vezes consigo dar um toque à vida de quem por aqui passa (1 seg de reflexão, um sorriso, uma frase com que se identifica...), nem sempre nos moldes em que idealizei ou da forma que tinha pensado, mas é isso que acontece quando se constrói algo, quando se percorre um caminho, vamo-nos adaptando e moldando à realidade.

Quero aqui deixar um grande agradecimento a todos os que de uma forma ou de outra têm tido palavras/sentimentos de generosidade para comigo, embora não sejam necessárias nem o meu objectivo passe pelo reconhecimento dos outros, são sempre um estímulo e um desafio.


Ao longo deste mês vou deixar por aqui algumas opiniões de pessoas que passam por aqui de vez em quando, e que vão lendo o que escrevo, vou partilhar com todos o que alguns pensam, o que têm a dizer sobre este blog.