Estava escuro... tinha medo... mas fez-se luz, iluminava-me e a tudo o que me rodeava. Era eu, foi o que aconteceu quando me descobri a mim próprio!

segunda-feira, março 12, 2007

Humildade vs. Qualidade


Todos nós já fizemos coisas maravilhosas, muito boas e outras que são simplesmente banais ou sem mérito algum. É assim mesmo, faz parte da natureza humana.

A humildade é castradora?

No entanto há algo que chamam de humildade que nos impede de reconhecer e orgulharmo-nos do que fizemos bem, de acreditarmos em nós.

Como que nos devemos sentir embaraçados do que fizemos quando se fala disso. Reconhecer quem somos implica reconhecermos e aceitarmos o que fazemos de bom e de mau sem complexos.

Ser bom é mau?

Se não ficarmos contentes com o que fazemos de bom e pudermos partilhar isso, com que nos vamos alegrar? Reconhecermos as nossa qualidades é bom para a nossa auto-estima e para o nosso ser pessoal, social, familiar, profissional e espiritual. É igualmente bom para os outros, pois beneficiam com isso.

A qualidade deve ser reprimida?

Se ser humilde é reprimir as minhas qualidades, não poder reconhecer e afirmar que já escrevi textos magníficos e outros que não valiam nada, então desculpem-me mas não quero ser humilde.

Será que é isto que é ser humilde?

3 comentários:

Anónimo disse...

nao, acho q humidade não é nada disso. é reconhecer o real valor do q fazemos, quer seja grande, pequeno ou nulo.saber pormo-nos no nosso lugar n quer dizer q tenhamos q nos por num lugar abaixo. será mais isto?

Luis Carlos disse...

Olá funny,

A pessoa que se diz humilde, deixa de o ser ao fazer essa declaração.

Então quem pode dizer que outra pessoa é uma pessoa humilde?

Pois é, aquilo que escrevi até agora, diz respeito ao meu conceito de humildade.

Para mim, Jesus não foi uma pessoa humilde, mas no entanto as igrejas que se dizem de Jesus, ensinan-nos a sermos humildes. E continuo a dizer que Jesus não foi uma pessoa humilde, por que senão tinha feito o que fez, e nunca diria a Pedro (e por consequência ao papa actual) "Tu és para mim um obstáculo à minha missão", traduzindo para linguagem de hoje, "Oh pá, sai-me da frente, que eu tenho mais que fazer, do que aturar as tuas dúvidas existenciais".

Por aqui me fico!!!

Força Funny,
Um abraço,
Luís Carlos

Anónimo disse...

Humilde? Grande pergunta! Mas seria preciso uma análise para se descobrir a solução desta questão...
hoje falta humildade....falta amor...falta carinho....
é urgente....Amar, sorrir, acarinhar.
Ou não fosse humildade um componente desta 3 palavras.
Obrigado plo comment ,
beijokas