Estava escuro... tinha medo... mas fez-se luz, iluminava-me e a tudo o que me rodeava. Era eu, foi o que aconteceu quando me descobri a mim próprio!

segunda-feira, maio 09, 2005

Viver na sombra...

No mundo existe muita gente, que vive à margem da luz da ribalta ou do protagonismo, apesar de desempenharem um papel crucial, porque a sociedade e cada um de nós em particular não lhe dá relevo visível como a outros.

Muitos vivem à margem do sucesso e acabam por depender do reconhecimento de quem é ajudado por eles, ou quem eles promovem, ou simplesmente como trabalham para a sociedade muitos não são sequer lembrados.

Mas falemos então de situações concretas:

Varredor de ruas/Recolha do lixo - Seria sustentável viver com cidades imundas com falta de higiene e maus cheiros?

Secretárias / Adjuntos de altos cargos - A agenda sempre organizada, os relatórios preparados, a documentação pronta a pegar, a informação recolhida e o telefonema à esposa a dizer que não vai jantar...

Pessoal técnico - O responsável pelos efeitos computorizados que garantiram o sucesso de um filme, o cenógrafo do teatro, o técnico das luzes ou som, ...

Bom, os exemplos poderiam suceder-se em catadupa, basta um pequeno olhar mais atento e puxar um pouco pela memória, no entanto o objectivo real deste post é lembrar apenas que eles existem, não precisam do protagonismo e da exposição, agora é justo e merecido reconhecer a importância deles. Não são os protagonistas principais, mas ajudaram ao sucesso de quem dá a cara ou contribuiram para o bem comum.

Sem comentários: