Estava escuro... tinha medo... mas fez-se luz, iluminava-me e a tudo o que me rodeava. Era eu, foi o que aconteceu quando me descobri a mim próprio!

segunda-feira, maio 16, 2005

Racionalidade Limitada

O ser humano tem uma inteligência brilhante, no entanto apresenta, uma racionalidade limitada, diria mais, muito limitada!

A Saúde...
Senão atentemos, se perguntarmos a alguém se faria sucessivos cortes com uma faca nos braços se isso lhe desse prazer e não sentisse a dor, certamente diria que não era maluco (para perder sangue, estar sujeito a infecções, ficar doente,...), aliás tomar-nos-iam por loucos. Mas muitas dessas pessoas dão golpes dentro do seu próprio corpo, como por exemplo os fumadores. Trata-se apenas se os golpes são visíveis ou não. No entanto o valor mais prezado é a vida, pois está claro...!

A Felicidade...
Vejamos outra situação, um dos grandes objectivos da maioria das pessoas é a felicidade e para isso vão tomando diversas opções ao longo da vida, no entanto se perguntarmos a muitas dessas pessoas, concluímos que não são felizes, ou generalizando de modo mais global a sociedade não se identifica e não gosta do modo como a vida é hoje em dia. No entanto as opções continuam as mesmas, apesar de já se saber que não vão no caminho que se diz querer.

A Profissão e a Remuneração...
Os exemplos sucedem-se, a formação das crianças e dos jovens, é considerado um dos pilares mais importantes da sociedade, por isso mesmo os educadores e professores recebem muito pouco comparado com profissões consideradas menos necessárias ou indo mais longe consideradas por alguns sectores da sociedade indecentes ou imorais como as prostitutas ou as strippers. Mas se não quisermos ir para níveis tão profundo fiquemos pelo futebol, bem mais importante que a educação, certamente. No fundo paga-se muito e bem às actividades que se condenam ou que são supérfluas (sem que isso choque), mas é impensável (e seria mesmo escandaloso) pagar muito e bem a quem desempenha uma das funções mais importantes na sociedade (o quê um professor a ganhar 10 000 €/mês ?!)

Não estou a condenar as prostitutas ou strippers ou dizer que se devia acabar com o futebol, apenas serviram de exemplo para ilustrar as contradições da sociedade.

Para concluir não é de todo racional, alguém que diz prezar a vida (o Homem) estar a caminhar para a auto-destruição.

Sem comentários: