Estava escuro... tinha medo... mas fez-se luz, iluminava-me e a tudo o que me rodeava. Era eu, foi o que aconteceu quando me descobri a mim próprio!

sexta-feira, novembro 26, 2004

O pesado fardo das relações humanas!

"Quando vemos sempre as mesmas pessoas - e isto acontecia no seminário - acabamos por considerar que elas fazem parte das nossas vidas. E como elas fazem parte das nossas vidas, passam também a querer modificar as nossas vidas. E se nós não formos como elas esperam, ficam chateadas. Porque todas as pessoas têm a noção exacta de como devemos viver a nossa vida."

in Alquimista de Paulo Coelho

Isto acontece desde a família, aos amigos, passando pelos simples colegas ou conhecidos.
- Porque criamos expectativas e exigimos aos outros aquilo que nós esperamos deles?
- Temos o direito de nós ficarmos chateados pq os outros n correspondem aquilo q nós queríamos que eles fossem? (Que sentimento + egocêntrico...)
- Onde está a liberdade individual?
- Não é isto uma grande limitação de cada um atingir a sua plenitude?
- Será que é por isto que tantas relações falham? Quer sejam de amizade ou amorosas?

O outro tem de corresponder às nossas expectativas, o que implica q fará todos os esforços para não nos desiludir, m aí deixa de ser ele próprio, até que um dia deixa de o conseguir, de lhe ser possível satisfazer as exigências e o quadro que desenhámos dele. Dizer a alguém q é tudo na nossa vida, é colocar uma tremenda pressão sobre essa pessoa. Quando se começam a sentir frustrados e incapazes de desempenhar tal papel, começam a reclamar o seu próprio eu, para se salvarem a si (e tb à relação), altura em q a outra parte começa a afirmar e a queixar-se de que estão “realmente mudados”!
Quantas pessoas não passaram já por uma situação destas? Entre pais e filhos, amigos, namorados, marido e mulher…

Afinal o que são e para q servem as relações humanas? Para criar dependência, fazer exigências, e depositar expectativas “pesadas” sobre outrem, sobre o fino pretexto do Amor?

1 comentário:

Anónimo disse...

pá, n é q perceba mto disto...mas como ja ouvi dizer,o homem é um animal social,dependente s calhar n dos outros mas d criar relaçoes c os outros...de tal forma q as outras pessoas acabam por fazer parte da nossa vida,e eventualmente achamos q a vida delas nos diz directamente respeito...ou entao n é nada disto!!:P raquel*