Estava escuro... tinha medo... mas fez-se luz, iluminava-me e a tudo o que me rodeava. Era eu, foi o que aconteceu quando me descobri a mim próprio!

sábado, novembro 06, 2004

Porque existimos?

Bom, esta será concerteza uma das perguntas mais badaladas e discutidas de todos os tempos. Filósofos, antropólogos, teolólogos, cientistas,...,... já teorizaram sobre esta questão. Milhões e milhões de pessoas já se perguntaram, alguns milhares pelo menos já deram opiniões de A a Z... O que pode trazer esta reflexão de novo?
Bom de novo secalhar nada, pois já muito foi escrito, mil e uma ideias foram difundidas e certamente hão-de se cruzar algumas ideias expressas por outros, no entanto irá ser uma reflexão de alguém que tem um profundo interesse no tema e algumas ideias sobre o mesmo que quer partilhar, e lhe imprime o seu cunho pessoal, pelo q assim será única!

Infernalmente inseridos num mundo que não compreendemos, que não integra a nossa visão do mundo, nem apresenta uma explicação, uma ideia sobre a realidade multidimensional e complexa que nos rodeia que seja inteiramente consistente, ficamos sem uma resposta convincente para a pergunta "Porque existimos?".
Não pretendo dar uma resposta cabal e exaustiva, mas chamar à atenção para alguns aspectos que penso ajudarem a esclarer a questão, mas que implicam o nosso empenho e reflexão.

1- Quem somos? Não é simples a resposta. No meu entender somos um ser tri-dimensional: corpo, mente e espírito. Então começa por ser fulcral comprender cada uma das nossas dimensões e como se relacionam entre si, com o mundo e principalmente o q é q elas definem na nossa existência. Perceber também que após percebermos quem somos (q n é assim tão linear) somos nós que optamos pelo q queremos ser. No entanto a esmagadora maioria das pessoas vive a vida 80-90% (quando n é 100%) na dimensão física e 10-20% na dimensão da mente.

Para que não pareça muito esotérico ou utópico digo que n é isto q disse q vai dar o click q faltava na vida de ng, isto é antes uma chamada de atenção, para o caso de concordarem com as 3 dimensões, do tempo que dedicamos e entendimento que temos de cada uma delas.

2 - Alguém me explica o ciclo da vida? Bom, nascer, crescer, estudar/trabalhar, morrer. Fogo, alguém me diz que a vida não se resume a isto? Bom eu digo claramente que a vida é muito mais do que isto!!! O que não significa que na prática para as pessoas o seja. Quem vive acreditando que uma ovelha é um carro, ainda que seja mentira é essa a sua realidade e verdade absoluta. Quero com isto dizer que qd se desconhece algo, a vivência de outra coisa diferente é a verdade real e concreta.
Pois bem, é necessário perceber a nossa dimensão espiritual, no fundo o mundo espiritual apesar de coexistir com a forma física não se resume a ela. Quero com isto dizer, que cada espírito que faz parte do nosso ser tem uma caminhada, e é a nossa verdadeira essência, longe de sermos apenas um conjunto de ossos, músculos, veias, órgãos, mt bem articulados num sistema que faz inveja à tecnologia de ponta. Tendo um propósito, que nós podemos e devemos conhecer/fazer por conhecer conseguimos perceber o que realmente nos move, o que realmente move o mundo.
Não digas já, isto não é para mim! É PARA TODOS! Agora tal como um médico, não sabe operar doentes quando nasce, tb nós não podemos cair na frustração ou desprezismo pelo simples facto de ainda não sermos capazes de algo. Tal como o médico teve que estudar, tb nós temos q dedicar tempo à espiritualidade. Muitas questões se colocam é verdade, temos q procurar as respostas, e certamente haverá muitas mais do que aquelas q imaginamos à priori. O mundo tem uma dimensão muito mais profunda e rica.

3 - Ciência vs Espiritualidade - Já muitos cientistas e autores falaram da compatibilidade destes dois aspectos, não se contradizem de forma alguma, aliás integram-se na perfeição. A evolução biológica, os ritmos da vida têm em tudo a ver com os ritmos de Deus e a vivência da espiritualidade, está tudo harmoniosamente interligado. Talvez o que vemos hj seja uma detorpação, uma adulteração dessa harmonia, que obriga a uma adaptação dos meios naturais, que pode levar à extinção da vida humana como a conhecemos hoje. No entanto ainda estamos a tempo de travar este processo, existem formas concretas e todas as pessoas são necessárias!

Também outro aspecto a referir é que o desenvolvimento tecnológico de nada serve se não utilizado por espíritos esclarecidos, por mentes "correctas", por pessoas "boas". A inteligência do ser humano conseguiu descobertas maravilhosas, mas a mesma inteligência utiliza-as para se matar...

De forma resumida diria que existimos porque temos um projecto espiritual a desenvolver, apesar de o ignorarmos ao nível consciente. No fundo procuramos experenciar um conjunto de situações/sensações/sentimentos cuja expressão se efectiva no mundo físico.

Coloca todas as tuas perguntas, ou dá a tua opinião, para eu também poder abordar e explicar alguns pontos de vista q n desenvolvi ou mencionei e para trocarmos impressões.

19 comentários:

Anónimo disse...

Tudo bem ctg? Espero que sim...
So para deixar um OLÁ. Talvez (depois) te faça alguma pergunta em relação a este assunto. Quando dizes q temos um "projecto espiritual que não é consciente", será apenas espiritual? Será inconsciente? Enfim, vou pensar e depois continuo o assunto.
Fica bem e um abraço, Vasco.

Anónimo disse...

Ola Funny mais uma vez!!!
Bem este tema levantado por ti...É muito complexo que até pensei duas vezes se deixava o meu comentario se não...
Mas aqui vai!!
Bem falando em pensamentos à priori estás a partir de um conceito demasiado "Religioso" porque a meu ver parece que apos ler isto, quem não é crente ou até agnostico não existe porque segundo eles não estão ca porque não estao a desenvolver o dito projecto espiritual!!
Não sei se estou a ser explicito se não, mas é complicado traduzir o que tou a pensar por letras ;)
Posso parecer um metafisico expeculativo mas não... penso que não!!
"O importante é entender –me a mim mesmo, é perceber o que Deus realmente quer que eu faça; o importante é achar uma verdade que é verdadeira para mim, achar a idéia em prol da qual posso viver e morrer” Journals p.44. In Filosofia e Fé Cristã, Colin Brown"

No campo do estudo da existencia humana esses 3 campos por ti referidos realmente existem (a meu ver)mas a ciencia em tempos ja foi mais "amiga" da relegião do que é hoje, penso eu...
Dai eu dizer que acho que estas a partir de uma formação demasiada relegiosa para a existencia...
Mas eu percebo, será da tua formação teologica!!
A subjectividade isolada é má, assim como a objectividade por si só, também é má!!
Não precisa haver provas para a pessoa crer e viver esta fé. A fé é impossível se houver provas e certezas. Sem riscos não há fé, é uma impossibilidade. A fé e a razão são opostas mutuamente exclusivas.
Não sei já o que digo ou o que pensar...
Mas a minha existencia ou o significado da minha existencia... não sei, não é tanto a minha existência o que importa, mas o meu pensamento sobre a existência

O Anonimo

;)
Um Abraço

Funny disse...

Bom, efectivamente é natural q exista uma marca de espiritualidade notada na minha opinião. No entanto aquilo que quero apresentar vai além das religiões. E mesmo para os agnósticos ou não crentes como designas, a vida carece de um sentido como para qq pessoa. Daí que eu deixe já a pergunta a todos, PORQUE EXISTIMOS?

Agora há algo q me merece comentar no q disseste, nomeadamente no q citas "O importante é entender–me a mim mesmo, é perceber o que Deus realmente quer que eu faça". Fundamental entenderes-te a ti proprio, mas nas 3 dimensões (não só numa). Na minha opinião Deus n quer q tu faças nd a n ser akilo q tu queres. A tua vontade é a Dela. E realmente td isto é díficil colocar em poucas linhas.

A realidade suprema da vida eu defini-a em três grandes dimensões: mente, corpo e espírito q será uma visão espiritual por assim dizer, enquanto q as religiões falam de Pai, Filho e Espírito Santo, se formos para a ciência falaremos em energia, matéria e éter, na psicologia sobreconsciente, consciente e subconsciente. Se quisermos generalizar talvez possamos falar de Aquilo que dá origem, Aquilo q é originado e Aquilo q é. É sempre um trio q forma a realidade completa nestas relações sublimes da vida, bem como noutras.

Ora isto para dizer o q? Q ng tem de estar errado, antes pelo contrário, há vários caminhos para chegar ao mesmo lugar e qd compreendermos q estamos a falar da mesma coisa e q se completam ou q lhes falta uma parte/perspectiva, tvz as coisas se tornem mais simples.

Agora quando falo de aprofundar a espiritualidade, posso igualmente falar de conhecer e descobrir o meu sobreconsciente... será assim uma divergência tão grande?

Bom a nossa vida define-se essencialmente não sobre o q ela é em teoria, mas o q é na prática. Portanto sobre o nosso pensamento sobre ela. E é isso q eu acho q faz falta, precisamos de alargar o nosso pensamento, a nossa compreensão sobre a nossa propria existência, q geralmente apresenta-se de uma forma castradora e limitativa.

Fé e razão... Talvez haja boas razões para se ter fé e a fé seja uma razão para a vida de algumas pessoas. Ou então não...

Será que os grandes mestres da humanidade (contemporâneos e antigos) vivem/viviam da fé ou da razão?

Será que Deus/o Universo/a Vida são uma realidade metafórica que nd têm a ver com a nossa vida diária? Ou são algo existencialmente terreno? Algo presencial nas nossas vidas?

Funny disse...

Relativamente à tua observação Vasco...

Tu conheces o teu projecto espiritual?
Qual é o teu projecto físico?
Qual é o projecto da tua mente?

Qual é o projecto do teu SER?

Quem és tu? O que fazes cá? O que fazemos cá todos? No fundo PORQUE EXISTIMOS?

Um abraço

Anónimo disse...

Existimos por existir... como milhões de animais. na natureza há um ciclo... e se eesse ciclo tiver algo erradoo.. um ecossistema pode sumir..
nós somos a peça principal desse quabra-cabeça... sem nós o mundo estará sujeito a virar desabitacional.. e nós mesmos estamos nos matando..

Anónimo disse...

ola queria deixa um pergunta...o q vc axa em relaçao ao homossexualismo com a espiritualidade?

alguem disse...

Hoje em especial eu estava a pensar em algumas coisa e me fiz algumas indagações...pensei como parece estranho pensar na vida pelo seguinte prisma: Deus senhor de tudo a nós observar ( milhões de seres)angustiados com algo,pq o ser humano enquanto naum chegar em sua plenitude estará sempre insastifeito é como se faltasse algo o tempo todo,e Deus pacientimente vendo cada filho seu sofrendo...ai pensei: Será que escolhemos isso mesmo?se fomos feitos sem uma conciencia de quem realmente somos,e com isso sofremos pelas más escolhas que fazemos?O objetivo é a EVOLUÇÃO...mais qual a finalidade disso tudo? Abraços a todos...

Anónimo disse...

Porque existimos?
Axo que nosso planeta e nós estamos em um tipo de celula, como se fosse um corpo sabe?
Tudo que nasce morre, tudo que é criado é destruido...
porque tudo tem um fim?
queria saber...
finjo ser feliz ja faz tempo!
começo a fikar cançado!
me add no msn!!!
phellypelindo@hotmail.com
conversem comigo ok!
t+

Funny disse...

Tudo o que nasce morre. Tudo tem um fim. Sim é verdade, todas as formas físicas + cedo ou + tarde deixam de existir.

Quem és tu? Não, não é o teu nome, também não perguntei a profissão, nem o que fazes nos tempos livres. Sabes quem és? Qual é o teu maior sonho? Porque é que não o realizas?

Tu não és o teu corpo.

Abraço

Anónimo disse...

Esta aproximando-se o Tempo de entendermos o VERDADEIRO sentido de tudo que existe e conhecemos… Quem somos! De onde viemos! Porque estamos aqui! Qual o sentido de tudo isto!… Não sou O Dono da Verdade, apenas conhecedor da mesma.
E posso afirmar que tal tempo, será esclarecedor! Não para muitos, mas sim para todos nós seres Humanos… Vivemos em contagem regressiva desde que nascemos. Apartir da primeira batida cardiaca, da primeira respiração, etc… comessamos a morrer, ou melhor dizendo, comessamos a NASCER. Dificil de entender??? A Verdade sempre esteve diante de nós! Usando meios sutís de nos despertar! Como alguém que, ao ver uma criança caminhando perdida e sem rumo, estende-lhe a mão afim de conduzila de volta ao Lar.
Estamos sendo gerados na “placenta” da natureza! E o Dia do Nascimento se aproxima!
Sei que muitos, talvez, não entendam oque escrevo. Não voz culpo.
Breve entenderão.

bernardo disse...

Todas as respostas me parecem erradas, na verdade não podemos saber porque existimos, o que podemos dizer é que "já que existimos" procuramos dar um sentido a nossa existência. A Bíblia tenta explicar, mas não é aceitavel porque se trata de um livro de ficção. Estão de parabéns os que reponderam que simplesmente não sabem.

Anónimo disse...

Afinal Qual é a sua religião?
Acredito que Deus nos fez para seu louvor e adoração,mais Adão e Eva pecou e entrou tudo de ruim no mundo.Aqui agora é como se fosse uma prova para saber se estamos aptos para entrar no Céu.

Anónimo disse...

existimos porque pensamos, e fomos criados, se fomos criados alguém nos criou, esse alguém que não conchecemos chamamos de Deus, este manifestou-se em seu filho Jesus para que o conhecemos, existimos para para ter vida, e vida eterna, viver para sempre na 4ª dimensão! e não há salvação fora de Cristo, aceite a biblia como a verdade ou morra! celso neto.

Anónimo disse...

eu já disse que por mim não existiria por isso rezolvi fazer essa perguntar .eu acho que eu existo porque só existe duas possibilidades ou existo ou não e adivinha eu existo mas sinceramente não sei se é sorte mas já que existo vou desfrutar a vida o maximo que eu poder pra que ficar se lamentando.mas se existe alguém que deu o ponta pé das origem da pessoas ou da vida em geral eu queria saber as vantagens de existir

Anónimo disse...

existimos porque Deus nos ama tanto que nos truxe a existência neste mundo tridimencional para que podessemos, atravéz de Cristo, voltarmos para o lugar de onde nunca deveriamos ter saido! D REINO DE DEUS.

Silvano Ferreira disse...

Existimos, para podermos provar a DEUS que podemos ser pessoas boas, e podemos voltar para o paraizo... E quantas vezes precisamor voltar para podermos crescer espiritualmente, vamos voltar...

Luck Silva disse...

amigo, me adicione no facebook, e por favor, leia os meus comentarios no meu proprio post, preciso muito de tua ajuada, quem sabe, ja nao seja um começo, a esta especie de acolhimento, a quem tem a mesma intençao de evoluir nesse mundo !
http://www.facebook.com/lucas.skate.5/posts/386036741512006?comment_id=1927234&offset=0&total_comments=1&notif_t=feed_comment

Anónimo disse...

Se Nós Existimos,então questionar o porquê disso,parece não equivalente em pensar como seria se não existirmos...então,Como foi dito,o Big-Bang foi bem Calibrado para poder Propiciar Vida...Porém não Inteligível...ou quem sabe,Deus,estava de boa brincando quando falou: "Cabum",e tudo foi Criado...Se Nimguém estava no "Início Origianl",Nimguém pode descrever Como Nós Surgimos,Originalemte...e se nós pensamos,é porque,talvez haja um Propósito do porque pensar...Se Cientificamente Somos um Aglomerado de Células,átomos,e vivemos num aglomerado de galáxias,e que talvez vivemos em um dos universos "Múltiplos"...é incrível quando sabemos oque é pra ser incrível...

Anónimo disse...

Um dia me perguntei decepcionado porque existo? Procurei em vários prognósticos científicos,ciências humanas, físicas, ideológicas,geológicas,teológicas e muitas outras fontes de informações. Todos tem uma esplicação aceitavel em relação a princípios e meios mas nunca chegam ao final feliz. Sei e todos sabemos que desde antes dos Faraós a humanidade precisou de um Deus ou deuses, tanto a plebe como a hierarquia, em qualquer lugar do mundo. E ao estudar a Bíblia como se estivesse estudando medicina. Deixando de lado tudo que havia lido antes, conheci o verdadeiro sentido da vida, hoje sei porque existo, sei que teremos um final feliz. Façam isto e verás! Obs: Não sou evangélico, sómente estudo a bíblia.