Estava escuro... tinha medo... mas fez-se luz, iluminava-me e a tudo o que me rodeava. Era eu, foi o que aconteceu quando me descobri a mim próprio!

sábado, abril 14, 2007

Verdade e Mentira

Viver na mentira, é viver enganado pela verdade que se cria.

Todos os dias tens oportunidade de escolher entre a verdade e a mentira, sobretudo se mentes a ti próprio sobre ti, sobre os outros e sobre Deus. As mentiras mais simples, são muitas vezes as verdades que não questionamos.

Dizer a verdade pode ser simplesmente dizer "Não Sei" em vez de tentar ter resposta para tudo ou considerar a nossa visão da Vida a única correcta e infalível.

4 comentários:

Anónimo disse...

dizer "não sei" tb pode ser a mentira p adiar a verdade...

Anónimo disse...

uso muito disso...apesar de gostar da ideia de poder ser um não sei de humildade...
Beta

Luis Carlos disse...

Olá Funny,

A minha verdade baseia-se na minha experiência. Por isso quando me pedem uma opinião ou conselho sobre algo do qual tenho experiência, então digo: "Esta opinião não está baseada na minha experiência, mas sim naquilo que ouvi de outros", mas se algo que me acontece e criou experiência em mim então digo: "Aquilo que vou dizer tem a haver com uma experência que eu tive sobre este assunto."

Os outros, para mim, nunca estão enganados ou são mentirosos, todos vivem segundo a sua verdade. Aquilo a que nós chamamos mentira, é apenas a incongruência entre a minha verdade e a verdade do outro. Mas estas verdade são para ser respeitadas.

Até já,
Luís Carlos

Funny disse...

Olá Luís concordo contigo que cada um tem a sua verdade... a minha principal chamada de atenção é quando a nossa verdade é a nossa própria mentira.

O problema é a auto-incongruência e não as divergências entre a minha verdade e a dos outros.

Já agora Raquel adiar a verdade é quase como uma ironia (apesar de acontecer muitas vezes) porque é como termos uma camisola vermelha vestida e vestirmos um casaco preto, para não ter que ver a camisola. Ela continua lá. :)

Bjs e abraços.