Bom, esta será concerteza uma das perguntas mais badaladas e discutidas de todos os tempos. Filósofos, antropólogos, teolólogos, cientistas,...,... já teorizaram sobre esta questão. Milhões e milhões de pessoas já se perguntaram, alguns milhares pelo menos já deram opiniões de A a Z...
O que pode trazer esta reflexão de novo?
Bom de novo secalhar nada, pois já muito foi escrito, mil e uma ideias foram difundidas e certamente hão-de se cruzar algumas ideias expressas por outros, no entanto irá ser uma reflexão de alguém que tem um profundo interesse no tema e algumas ideias sobre o mesmo que quer partilhar, e lhe imprime o seu cunho pessoal, pelo q assim será única!
Infernalmente inseridos num mundo que não compreendemos, que não integra a nossa visão do mundo, nem apresenta uma explicação, uma ideia sobre a realidade multidimensional e complexa que nos rodeia que seja inteiramente consistente, ficamos sem uma resposta convincente para a pergunta "Porque existimos?".
Não pretendo dar uma resposta cabal e exaustiva, mas chamar à atenção para alguns aspectos que penso ajudarem a esclarer a questão, mas que implicam o nosso empenho e reflexão.
1- Quem somos? Não é simples a resposta. No meu entender
somos um ser tri-dimensional: corpo, mente e espírito. Então começa por ser fulcral comprender cada uma das nossas dimensões e como se relacionam entre si, com o mundo e principalmente o q é q elas definem na nossa existência. Perceber também que após percebermos quem somos (q n é assim tão linear) somos nós que optamos pelo q queremos ser. No entanto a esmagadora maioria das pessoas vive a vida 80-90% (quando n é 100%) na dimensão física e 10-20% na dimensão da mente.
Para que não pareça muito esotérico ou utópico digo que n é isto q disse q vai dar o click q faltava na vida de ng, isto é antes uma chamada de atenção, para o caso de concordarem com as 3 dimensões, do tempo que dedicamos e entendimento que temos de cada uma delas.
2 - Alguém me explica o ciclo da vida? Bom, nascer, crescer, estudar/trabalhar, morrer. Fogo, alguém me diz que a vida não se resume a isto? Bom eu digo claramente que
a vida é muito mais do que isto!!! O que não significa que na prática para as pessoas o seja. Quem vive acreditando que uma ovelha é um carro, ainda que seja mentira é essa a sua realidade e verdade absoluta. Quero com isto dizer que qd se desconhece algo, a vivência de outra coisa diferente é a verdade real e concreta.
Pois bem, é necessário perceber a nossa dimensão espiritual, no fundo o mundo espiritual apesar de coexistir com a forma física não se resume a ela. Quero com isto dizer, que cada espírito que faz parte do nosso ser tem uma caminhada, e é a nossa verdadeira essência, longe de sermos apenas um conjunto de ossos, músculos, veias, órgãos, mt bem articulados num sistema que faz inveja à tecnologia de ponta. Tendo um propósito, que nós podemos e devemos conhecer/fazer por conhecer conseguimos perceber o que realmente nos move, o que realmente move o mundo.
Não digas já, isto não é para mim! É PARA TODOS! Agora tal como um médico, não sabe operar doentes quando nasce, tb nós não podemos cair na frustração ou desprezismo pelo simples facto de ainda não sermos capazes de algo. Tal como o médico teve que estudar, tb nós temos q dedicar tempo à espiritualidade. Muitas questões se colocam é verdade, temos q procurar as respostas, e certamente haverá muitas mais do que aquelas q imaginamos à
priori. O mundo tem uma dimensão muito mais profunda e rica.
3 - Ciência vs Espiritualidade - Já muitos cientistas e autores falaram da compatibilidade destes dois aspectos, não se contradizem de forma alguma, aliás integram-se na perfeição. A evolução biológica, os ritmos da vida têm em tudo a ver com os ritmos de Deus e a vivência da espiritualidade, está tudo harmoniosamente interligado. Talvez o que vemos hj seja uma detorpação, uma adulteração dessa harmonia, que obriga a uma adaptação dos meios naturais, que pode levar à extinção da vida humana como a conhecemos hoje. No entanto ainda estamos a tempo de travar este processo, existem formas concretas e todas as pessoas são necessárias!
Também outro aspecto a referir é que o desenvolvimento tecnológico de nada serve se não utilizado por espíritos esclarecidos, por mentes "correctas", por pessoas "boas". A inteligência do ser humano conseguiu descobertas maravilhosas, mas a mesma inteligência utiliza-as para se matar...
De forma resumida diria que existimos porque temos um projecto espiritual a desenvolver, apesar de o ignorarmos ao nível consciente. No fundo procuramos experenciar um conjunto de situações/sensações/sentimentos cuja expressão se efectiva no mundo físico.
Coloca todas as tuas perguntas, ou dá a tua opinião, para eu também poder abordar e explicar alguns pontos de vista q n desenvolvi ou mencionei e para trocarmos impressões.