Estava escuro... tinha medo... mas fez-se luz, iluminava-me e a tudo o que me rodeava. Era eu, foi o que aconteceu quando me descobri a mim próprio!

terça-feira, julho 24, 2012

Ser Feliz... um caminho sinuoso

Ser Feliz... é um desejo humano universal que atravessa os tempos...


E quando pensamos ter encontrado a resposta ou o caminho, por vezes, voltamos a sentir-nos perdidos... e questionamos todas as nossas certezas anteriores, pois já não sabemos o que pensar ou como agir.

Como podemos então empreender a nossa jornada, no caminho da felicidade, com sucesso? Parece-me que há um princípio fundamental: ACEITAR A MUDANÇA! Termos a capacidade de adaptarmo-nos em 1º lugar a nós próprios e não ficarmos presos às nossas convições e escolhas no passado, porque elas evoluem e aquilo que queríamos e acrediamos também evolui, é normal. Basta ver como as pessoas se vestiam há 20 anos e se vestem hoje...

Por outro lado, aceitar as mudanças não previstas e aquilo que não se sucedeu como queríamos na nossa vida é muito importante... pois não controlamos o universo e temos de seguir em frente. Reanalisar e sentir porquê é que aconteceu, deixar um pouco a mente de lado e deixar a intuição fluir.

Isto não significa resignarmo-nos com os acontecimentos, ou não fazer nada para a vida tomar o rumo que desejarmos... mas nem sempre o que pensávamos ser o melhor para nós, o é efetivamente e só mais tarde o percebemos. Aceitar que podemos não ter as respostas todas, é um 1º passo para aceitarmos a Mudança de braços abertos. Abrir a mente e o coração ao que a vida nos vai oferecendo, sem perder o rumo do nosso propósito de vida :)

2 comentários:

bastard_o disse...

é uma teoria simples e acertada. o problema é a prática, que às vezes parece demorar mais que o desejável a acontecer, e ainda por cima sem que as respostas "necessárias" apareçam... mas sim, não há outra alternativa para quem queira continuar a viver.

Funny disse...

:) Acrescento então mais 2 itens que podem ajudar nesse caminho...

* Procurar pessoas com quem partilhar, conversar e crescer... não com qualquer pessoa, mas com pessoas que estejam abertas e favoreçam este processo de crescimento pessoal além do estritamente "racional"

* Criar rotinas e hábitos saudáveis, seja passeios na natureza, meditação, leitura, workshops ou outros, que facilitem e ajudem neste processo de nos entendermos a nós (grande desafio) e ao mundo.

Bjinhos