Estava escuro... tinha medo... mas fez-se luz, iluminava-me e a tudo o que me rodeava. Era eu, foi o que aconteceu quando me descobri a mim próprio!

segunda-feira, novembro 15, 2004

Patriotismo vs Humanismo

Analfabetismo
Portugal
Em Portugal cerca de 9% da população é analfabeta (Censos 2001), o que representa uma realidade dramática de cerca de 1 milhão de pessoas sem saberem ler nem escrever. Obviamente devem ser tomadas medidas que permitam inverter rapidamente esta situação e todos nós nos devemos empenhar para a resolução deste problema que nos aflige.

Resto do Mundo
Mas será que nos afligem os 59,9% de analfabetos em Moçambique (Censos 1997)? Ou os 62,2% de anlfabetismo no Paquistão (Dados 1999)?

Mortes
Portugal
Em Portugal ocorrem, por ano, cerca de 42.000 mortes por doenças cardiovasculares (Dados 2003). Esta situação preocupa-nos por vermos que cada vez há mais portugueses a morrer nesta situação. As duas principais causas são:
- envelhecimento da população
- obesidade (Razões)
* crescente urbanização
* redução da prática de exercício físico
* alimentação pouco saudável (excesso de gorduras saturadas e sal, e pobre em fibras
vegetais).

Se avaliarmos a situação a nível mundial, constatamos que se trata de uma verdadeira epidemia deste século, e que é necessário dedicar muito mais atenção a este problema.

Por cada morte nas estradas portuguesas o nosso sentimento de revolta cresce contra este grande flagelo, que mata milhares todos os anos. Exigem-se medidas urgentes quer nas infra-estruturas, quer na atitude das pessoas.

Resto do Mundo
Mas e o que pensamos, dizemos ou fazemos pelos 40 milhões de pessoas no mundo que morrem de fome todos os anos? E relativamente às dezenas de pessoas que morrem diariamente na guerra do Iraque? Bom talvez te sintas triste e revoltado, mas certamente passado pouco tempo ter-te-às esquecido. Talvez quando morrer um GNR caia o Carmo e a Trindade em Portugal, pouco se importarão(importam) com os milhares de iraquianos que já morreram, ou com as centenas que já ultrapassam largamente o milhar de estrangeiros que morreram lá (militares americanos e de outras nacionalidades bem como civis).

Conclusão
Bom... poderia prolongar muito mais os exemplos e extendê-los a outras áreas, mas penso que já fiz perceber o meu ponto de vista...

Afinal não somos todos humanos? Parte do sentimento patriótico é sentir com mais pesar e preocupar-me mais com as vidas humanas portuguesas de que de qualquer outra nacionalidade?? Então digo a esta parte do sentimento nacional e de patriotismo, NÃO OBRIGADO!!!

Sem comentários: